sexta-feira, 10 de julho de 2009

Dinâmicas

Sugestões de dinâmicas para serem trabalhadas em sala de aula.



01. Dinâmica da "Qualidade"



Objetivo: Estimular a autoestima

Procedimento: Cada um anota em um papel a qualidade que acha importante em uma pessoa da sala de aula. Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem apontar rapidamente a pessoa que tem aquela qualidade, justificando.





02. Dinâmica: " O Feitiço virou contra o feiticeiro"



Objetivo: Respeitar o próximo
Não deseje aos outros o que não gostaria de ter para si.

Material: papel e caneta

Procedimento: forma-se um círculo, todos sentados, cada um escreve uma tarefa que gostaria que seu companheiro da direita realizasse, sem que o mesmo veja. Após todos terem escrito, o feitiço vira contra o feiticeiro, quem irá realizar a tarefa é a própria pessoa que escreveu.

03. Dinâmica:" Recital da Alma Gêmeas"

Objetivo: Descontrair e aproximar os membros do grupo.
Material: Papel e caneta
Procedimento: Divide-se a turma em duas equipes. Em papéis serão escrito as mensagens que se completam. Cada participante deverá pegar um papel, sem deixar que seus colegas vejam o que está escrito. Ex: Eu sou um jardim sem flor... eu sou a flor do seu jardim. A segunda parte complementa a primeira. É importante que as frases sejam criativas e engraçadas. É preciso demarcar quais são as primeiras partes, para que sejam recitadas primeiramente.


04. Dinâmica: "Para Quem Você Tira o Chapéu"

Objetivo: Estimular a autoestima.
Materiais: um chapéu e um espelho. ( O espelho deverá ser colocado dentro do chapéu.)
Procedimentos: O animador escohle uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nom,e da pessoa. Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante.

05. Dinâmica: Patinho Feio

Objetivo: Refletir sobre a exclusão
Materiais: Tiras de papel, fita adesiva e caneta.
Procedimento: Cola tiras de papel na testa de modo que apareçam ´palavras as quais deverão ser seguidas pelos colegas que a lerem. Ex: beije-me, aperte minha mão, abrace-me, pisque para mim, etc. ... sendo que apenas um elemento, deverá ficar com a palavra "deixe-me. Sendo este último o patinho feio. No final, essa pessoa deverá contar como se sentiu, sendo discriminado e deixado de lado.

06. Dinâmica do Balão

Objetivo: Refletir
Material: balões, palitos de dentes, uma caixa de bombons ou outro prêmio.
Procedimento: Distribue-se um balão cheio para cada participante e um palito de dente. A regra da brincadeira é: Quem ficar até o final sem tewr seu balão estourado é o vencedor. Dá-se um tempo. Geralmente os participantes estouram os balões uns dos outros, ficando poucos ou nenhum vencedor.
Moral da história: Todos poderiam ter sido vencedores, pois em nenhum momento algum foi dada a regra de que deveriam ter estourado o balão do outro.

07. Dinâmica da Bexiga

Objetivo: Mostrar que nem sempre os caminhos mais fáceis são os melhores e que estamos sempre precisando dos outros para alcançar-mos nossos objetivos.

Materiais: bexigas coloridas, fitilha (fita de presente), mini balas, frases boas e ruins do tipo: sucesso, amor, paz, mentira, violência...

Procedimento: Coloque uma tirinha de papel com uma palavra "ruim", encha a bexiga e coloque uma fita longa, cole no teto essa bexiga, de forma que fique fácil de pegar, assim vá dificultando as bexigas e melhorando as palavras até a última bexiga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

EDUCAÇÃO É UM CAMINHO A SER SEGUIDO COM DETERMINAÇÃO

Related Posts with Thumbnails