sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Parabéns Larinha pelos dois aninhos, adoro você!

Titia Viviane e Larinha
Larinha e seus priminhos



A coisa mais linda da vovó!!



quinta-feira, 25 de agosto de 2011

sábado, 20 de agosto de 2011

PREPARANDO-SE PARA O ENEM

6 Dicas para fazer uma boa redação no vestibular

1) Pratique para conseguir fazer uma boa redação. O treino é fundamental, pois é nele que você poderá usar todas as teorias aplicadas e aprender com os erros.

2) Leia muito. Estar bem informado é fundamental para um vestibulando e não apenas para a prova de redação. Ler jornais, revistas e livros ajudam o estudante a ganhar mais repertório e vocabulário para acrescentar em seus futuros textos.

3) Correção. Para treinar não basta apenas redigir um texto, é preciso pedir a um professor ou colega que leia e faça as observações necessárias, tanto de correções gramaticais quanto textuais. Lembre-se que essas dicas de outras pessoas podem aprimorar sua escrita.

4) Simulados. Participar de simulados na sua escola e cursinho é interessante, mas não deixe de buscar outras instituições que abrem seus testes para a participação de estudantes de fora. Com isso é possível ter feedback de professores diferentes do que você está acostumado.

5) Escreva à mão. Na hora de escrever uma redação deixe o computador de lado. Além de treinar sua caligrafia, escrever a mão não te deixará dependente dos corretores automáticos dos computadores e te tornará mais crítico e capaz de identificar seus próprios erros.

6) Redação em outras matérias. O trabalho de escrita não é encontrado apenas no exame de redação, mas também em questões discursivas de outras matérias, como português, história, geografia e etc. Portanto treine argumentação e concisão nessas perguntas.

Fonte: Universia Brasil



Cuidado para não cometer esses erros

1) Gênero do texto. Tenha atenção no que a prova está pedindo. Escrever uma dissertação no lugar da narração que foi pedida pode resultar em um zero na prova. Isso faz com que muitos candidatos nem tenham suas provas corrigidas.

2) Fuga do tema. Para não fugir do tema pedido leia com atenção os textos disponibilizados na coletânea, além do enunciado. Escrever um excelente texto sobre um assunto que não foi pedido também faz com que sua prova seja anulada.

3) Linguagem. Use sempre a linguagem culta no momento de escrever seu texto. Evite o uso de expressões orais como "né" e "ok". Elas deixam sua redação informal demais. Os corretores também não aceitam o uso de gírias nos textos.

4) Linguagem rebuscada. Usar palavras rebuscadas também não ajuda a aumentar a nota, pelo contrário. A linguagem formal não deve ser complicada e usar palavras que você não conhece bem o significado pode deixar seu texto sem fluência.

5) Erros gramaticais. Erros básicos não passam pelo crivo dos corretores. Portanto, se você estiver em dúvida sobre a grafia de alguma palavra ou regra gramatical substitua por outra ou organize a frase novamente.

6) Clichês e provérbios. Tanto os clichês quanto os provérbios, além de outras frases feitas, mostram aos professores que o estudante não tem originalidade para escrever e expor suas opiniões.

7) Radicalizar. Evite escrever em gêneros dissertativos frases como "Devemos nos unir" ou "Vamos reciclar o planeta" porque são ideias frágeis. Elas costumam ser usadas quando o estudante não tem argumentos suficientes para induzir o leitor a chegar à conclusão desejada.

8) Citações. Esse recurso pode enriquecer muito o texto, mas deve ser usado com cuidado. Evite expressões muito comuns e não as use também se elas não fizerem parte do contexto apresentado.


EDUCAÇÃO É UM CAMINHO A SER SEGUIDO COM DETERMINAÇÃO

Related Posts with Thumbnails